terça-feira, 6 de abril de 2010

TOTTENHAM HISTORIA DO CLUBE


História do Clube

Em 1882, o Hotspur Football Club foi fundado por secundaristas da turma de religião da Igreja All Hallows. Eles eram também membros do Hotspur Cricket Club e dizem também que o nome Hotspur tinha relação com Sir Henry Percy (Sir Harry Hotspur) que era "Harry Hotspur" na obra Henry IV, parte 1, de Shakespeare, e que viveu no local durante o século 14 e que seus descendentes eram proprietários de terras nos arredores. Em 1884, o clube foi renomeado Tottenham Hotspur Football and Athletic Club para distinguir-se de outro time chamado London Hotspur.

No início, os Spurs jogavam com camisas azul-marinho. As cores do clube então variaram de camisas em azul claro e branco, para camisas vermelhas e calções brancos, além de marrom e dourado e então finalmente na temporada 1899/1900, para camisas brancas e calções azul-marinho, uma homenagem ao Preston North End, o time mais bem-sucedido da época.

Em 1888 o Tottenham mudou seu mando de campo de Tottenham Marshes para Northumberland Park, onde o clube seria capaz de receber mais espectadores. Uma tentativa de entrar numa Liga do Sul de Londres, instigada pelo Royal Arsenal (mais tarde Arsenal), falhou em 1892 quando foram o único clube entre 23 que não receberam votos. Os Spurs se tornaram profissionais pouco antes do natal de 1895 e então foram admitidos na Liga do Sul e atraíam públicos próximos a 15 mil pessoas. Charles Roberts tornou-se presidente em 1898 e permaneceu no posto até 1943.

Em 1899, os Spurs fizeram sua última mudança de campo para um antigo jardim-mercado vizinho a High Road, Tottenham. Com o tempo, o lugar ficou conhecido como White Hart Lane, uma árteria local. Tottenham foi um dos beneficiários mais consideráveis da crescente sindicalização do esporte profissional no norte de Londres na década de 1890. John Cameron e John Bell, ex-jogadores do Everton foram jogar no Tottenham como resultado de um conflito causado pela Association Footballers' Union, uma organização precursora da Professional Footballers' Association. Como resultado direto disto, em 1900 o Tottenham conquistou o título da Southern League e coroou esta conquista no ano seguinte, vencendo a FA Cup – tornando-se o único time de fora da Liga a atingir o feito, desde a formação da Football League. A taça foi entregue ao capitão do Spurs, Jack Jones, com fitas amarradas nas alças, atadas primeiro pela esposa do diretor dos Spurs, Morton Cadman, começando então a longa tradição de atar fitas em taças de competições, que perdura até os dias de hoje.

O Tottenham foi aceito para a Segunda Divisão da Football League para a temporada 1908/09, sendo imediatamente promovidos para a Primeira Divisão, como vice-campeões. O desempenho dos Spurs entre 1910/11 e a I Guerra Mundial foi fraco e quando o futebol foi suspenso ao final da temporada 1914-15, o Tottenham era o lanterna da liga.

Quando o futebol foi retomado em 1919, a Primaira Divisão aumentou de 20 para 22 o número de participantes. A Football League proporcionou um dos lugares adicionais ao 19º colocado Chelsea (que tinha sido rebaixado com os Spurs na temporada 1915/16) e o outro ao Arsenal. Esta promoção - Arsenal tinha terminado apenas em quinto na Divisão 2 da temporada anterior – foi controvertida, e cimentou uma amarga rivalidade (começou seis anos antes, com a relocação do Arsenal para a área às margens do rio onde ficava o Tottenham's) que continua até os dias de hoje. O Tottenham foi campeão da Divisão 2 em 1919/20 e no ano seguinte, em 23 de abril de 1921, os Spurs chegaram a sua segunda final de FA Cup, vencendo o Wolverhampton por 1x0 no Stamford Bridge.

Após terminar em segundo na Liga em 1922, atrás do Liverpool, os Spurs experimentaram um declínio constante, culminando no rebaixamento em 1928. Os Spurs não foram capazes ir além das quartas-de-final da FA Cup, ficando bem longe dela entre os anos de 1935 e 1938. Em 3 de setembro de 1939, quando Neville Chamberlain declarou guerra, os Spurs estavam em sétimo lugar na Segunda Divisão. A Football League foi abandonada pela "duração".

Na seqüência da guerra, o futebol era extremamente popular, atraindo milhares de torcedores a cada final-de semana. Desde 1949, Arthur Rowe era manager do clube e desenvolveu a tática “push and run”. Isto envolvia deixadas rápidas de bola para o companheiro de time e corer deixando o marcador para trás e receber de volta o passe. A tática provou ser uma maneira efetiva para movimentar a bola, com as posições e responsabilidades dos jogadores tornando-se totalmente fluidas. Alçado ao topo da Segunda Divisão, o Tottenham avançou adiante e conquistou seu primeiro título da Primeira Divisão na temporada 1950/51. Dentre os heróis da da façanha, incluem-se Alf Ramsey, Ronnie Burgess, Ted Ditchburn, Len Duquemin, Sonny Walters e Bill Nicholson e Danny Blanchflower.

O Tottenham caiu for a da Primeira Divisão no final da temporada 1976/77, depois de 27 anos na elite. Isso foi logo seguido pela venda imprudente do goleiro da Seleção da Irlanda do Norte, Pat Jennings, para os arqui-rivais do Arsenal, uma mudança que chocou os fãs do time e provou ter sido um grande erro. Jennings jogou por oito anos no rival dos Spurs, enquanto os Spurs tiveram que esperar até 1981 para encontrar um substituto à altura de seu antigo goleiro, quando chegou Ray Clemence, vindo do Liverpool.

A despeito do rebaixamento, os dirigentes mantiveram a fé em Burkinshaw e o time imediatamente voltou à elite, embora tenham chegado muito perto de não conseguir. Uma súbita queda de produção no final da temporada deixou o time precisando de um empate na última partida, contra o Southampton. Para alívio da torcida, o jogo terminou em 0x0 e o Tottenham conseguiu o acesso. No verão de 1978, Burkinshaw agitou o mundo futebol ao contratar dois astros da Seleção Argentina campeã da Copa do Mundo: Osvaldo Ardiles e Ricardo Villa. Foi o tipo de transferência nunca vista antes no futebol britânico. Mas levou algum tempo para que o novo time chegasse ao sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário